terça-feira, 2 de junho de 2009

Para Ícaro

por mais incrível que possa parecer
sei do que estou falando dessa vez
ícaro é meu primo
e já deixou o labirinto
enganando seu pai
como ele sempre quis

pobre ícaro
meu parente infeliz
quem tem um sonho como esse afinal?
voar em direção ao Sol
tornaria à terra que nem sal,
feito em pó

ícaro, ícaro
chego a sentir dó

não que não fosse inconstante
o outro grego
seu semelhante,
a proximidade com aquela estrela
os uniu no desejo

sei que Ícaro sofreu
mas era esse seu ensejo,
embora macabro e mortal

ele tinha então asas pra voar
imagino que fosse impossível não fazê-lo,
sentir a brisa do mar fora do labirinto
não me venham dizer que nessa história minto
quando na verdade foi meu primo quem enganou seu pai

e como fosse avesso
à tropeços
ao prazer das asas se rendeu,
umas que o vi coser

não tenho negado nosso parentesco
desde então
à despeito do que possa parecer
deixou seu calabouço
mas para junto do pai sempre voltava,
ele havia dito ao menino
a verdade nua e crua

encontrei outro dia o Minotauro na rua
e ele me disse: "ícaro morreu",
não acreditei ...

... vieram me entregar os restos mortais de icaro essa manhã
quando finalmente chorei,
não balbuciei palavra
não se ouviu ruído
"melhor viver e voar uma vez do que não voar e ter morrido"

Nenhum comentário:

Postar um comentário