quarta-feira, 24 de julho de 2013

peixe

eu sou um peixe
mas não vivo em aquário

o que me sobrou foi um balão
com um pouco de água e ar
e uma cordinha solta que desafia a gravidade da situação

já me espalhei por aí
em todo lugar
em outros balões
em um saco plástico
mas hoje é esse o meu mundo sintético claustrofóbico

não tem espaço
onde bater barbatanas
tampouco pra nadar

então eu nada

mas os aquários também são assim
com a desvantagem de serem de vidro
já meu balão é inflável
e através dele vejo um mundo colorido
não que isso faça da situação contornável

quero sair daqui

já estive com outros peixes
e sei como é
hoje esse é meu mundo sustentável solitário

os outros peixes riem-se de mim
dizem que sou louco
que não vejo o mundo como ele é
que tudo na minha cabeça não passa de uma grande enganação

esses peixes riem-se de mim em seus aquários de última geração
riem-se porque acham que um aquário é tudo na vida
riem-se porque acreditam ter a verdade em suas pequenas memórias-de-peixe

e que me importam vocês, peixes?

o que eu quero mesmo saber
é se existem peixes além dessa vida de aquário que vocês levam

será que ocupam outros peixes, os vales aquíferos desses mundos?
sei que fora d'água 
não vivem peixes

água salgada 
sei que tem
mas seria ela habitada?

o meu mundo instável cor vermelho-chamas
está prestes a explodir
sem água no ar, eu me afogo

no dia em que se for pelos ares
eu me vou também
sem ele



Nenhum comentário:

Postar um comentário